[Resenha] Os Últimos Dias - Bela Dias - ttnovo

16 de junho de 2017

[Resenha] Os Últimos Dias - Bela Dias


Olá! Hoje venho trazer a resenha do livro Os últimos dias da autora Bela Dias. O livro foi lançado e publicado em 2016 pela editora Novo Século usando o selo Talentos da Literatura Brasileira, já que se trata de um livro nacional.

O livro tem apenas 121 páginas e li ele todo em uma sentada. É uma história curta para passar o tempo e para que você possa se ocupar nas horas vagas. A autora foi minha caloura na faculdade e é com muita felicidade que firmei esta parceria com ela, agora, prepare seu coração e venha ver essa resenha!

Gosta de cupons de desconto?
Acesse: http://www.cupomvalido.com.br/

Como vocês podem ver na imagem acima o livro é fininho e você pode lê-lo em uma hora, caso esteja lendo no serviço, ou, em alguns minutos. Aqui acompanhamos a história de Raquel, uma adolescente de 16 anos que descobre que tem leucemia, sua vida muda drasticamente e ela se torna a "garota com câncer" da escola. Ela vive seus dias como se fossem os últimos, bom, ao menos ela acredita viver, mas ela é monótoma, como uma alma já sem vida ou ânimo para continuar.

No entanto, algo trás brilho a sua vida: Gabriel, um garotinho de apenas seis anos, mas que possui a mesma doença que ela. A vida de Raquel que era tons de cinza, agora se torna colorida e seu ponto de luz é os belos olhos azuis de Gabriel.


O livro é separado por capítulos curtos contando desde o momento da descoberta da doença, passando para quando ela teve de ficar internada, até ela perder os cabelos e encontrar Gabriel e assim tentar viver entre quatro paredes brancas, frias e sem vida, desfrutando apenas do lindo sorriso e da companhia de seu fiel amigo.

Os dois são como irmãos, duas almas brilhando juntas apesar de toda dor e escuridão. Acontece que Gabriel não melhora com os tratamentos, ele só piora e Raquel percebe que ele irá deixá-la primeiro... O enredo te leva por toda essa dor e drama, mas por serem passagens rápidas você não consegue se apegar muito, você não consegue chegar ao ponto em que começa a sentir o que eles sentem.


Como a autora diz, ela é uma contadora de histórias. Há várias passagens da história do Pequeno Príncipe e ensinamentos, mas fica neste quesito, o leitor não irá se apegar aos personagens porque é tudo muito rápido. É triste sim, mas não consegui sofrer junto com eles ou chorar, apenas não me comoveu, mas se a história fosse longa e mais descrita aí sim a autora poderia mexer com nossas emoções, mas acho que talvez o livro se tornasse monótomo e pesado demais.

 Eu não posso me alongar muito contanto a história de Raquel e Gabriel pois poderia acabar soltando algum spoiler, mas o leitor verá nesse livro a jornada deles e como pequenos atos podem fazer o bem como também podem fazer o mal.


Se você está no momento daquela ressaca literária e deseja ler algo mais leve, eu sugiro que leia Os últimos dias, pois você lerá em instantes e no fim irá se sentir bem e até pensativa(o) com o que acabou de ler. 

Eu não encontrei nenhum erro na revisão e a diagramação está belíssima, assim como a capa. As letras do livro são grandes, o que facilita ainda mais a fluidez da leitura. Está de parabéns! 

Avaliação:
3/5

Os Últimos Dias
Autora: Bela Dias
Editora: Novo Século
Ano: 2016 / Páginas: 128


*comprando com os nossos links, o Cantinho Geek recebe uma comissão
de venda e você ajuda o blog a se manter!

8 comentários:

  1. Nossa, quando disse se tratar de uma história com um tema tão intenso, pensei que seria algo bem profundo e emocionante, mas como disse que é algo mais leve e que não lhe comoveu, confesso que fiquei um pouco desanimada, ainda que curiosa. Talvez fosse um livro que leria entre um e outro, me recuperando de uma ressaca literária.
    Sua resenha ficou ótima! até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o livro mas já não acho que seja bom para ler depois de uma ressaca literária. Parece ser um livro emocionante, mas eu estou um pouco cansada dessa temática, fico com a impressão de já saber tudo o que vai acontecer - posso estar enganada. O fato é que parece ser uma boa leitura, bem rápida, com uma premissa já batida, e que eu não sei se leira.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu não costumo ler muitos livros com essa premissa, sempre acho tão triste, mas sei que a leitura se faz necessária, nesses livros aprendemos muito e a autora tem muito a nos mostrar. Gostei do fato de ter passagens do livro o Pequeno Principe, sou muito fã dessa história.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola, tudo bom?
    Me interesso bastante por sicklit, (as vezes só, porque se não cansa) e este dai parece ser um pelo qual eu irei me envolver muito. Sou bem sensivel com histórias assim, mas por ser um livro curto, eu leria agora mesmo! rs otima resenha amore! blog ta lindo!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia a obra, mas imagino o quanto deve ser bom acompanhar Gabriel e Raquel. Uma pena que a história não tenha profundidade suficiente para emocionar. Adorei saber sua opinião.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. é, pelo enredo já se espera um final triste... de qualquer maneira não é meu tipo de leitura, já li alguns sick-lits que possuem a mesma essência e realmente não me emocionaram...
    mas de qq forma, parabens pra autora por sua publicação...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não ando numa vibe boa para sic-lit, mas este livro me surpreendeu pq quando vi que vc falou sobre o Gabriel não esperava que fosse um garotinho de 6 anos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi! Li muitas resenhas sobre a confesso que a sua foi a que se destacou, adorei o título pela capa e premissa, foi amor a primeira vista rsrs

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir

Instagram