[Primeiras Impressões] Pátria Chamada Amor - Marcia Rubim - ttnovo

11 de junho de 2017

[Primeiras Impressões] Pátria Chamada Amor - Marcia Rubim






Oi gente (: 
Hoje estou aqui para falar as minhas primeiras impressões do romance Pátria Chamada Amor da autora Marcia Rubim. Vamos conferir!


Bom, quando eu recebi a proposta de fazer a leitura dos primeiros cinco capítulos desse livro eu confesso que eu não estava lá muito animada para ler. No meio do turbilhão de coisas que eu estava fazendo, eu na verdade pensei em desistir antes mesmo de começar. Mas fico feliz de não ter feito isso.

Eu comecei a ler sem muita expectativa, só ia dar uma olhada nas primeiras páginas. E quando dei por mim tinha terminado os primeiros cinco capítulos que eu tinha e fiquei chateada por ter acabado. A história é simples, por enquanto. Temos um prólogo com poucos detalhes sobre alguém em uma missão no Haiti. Logo em seguida, no primeiro capítulo, há um corte de cena e voltamos dois anos no passado, com o personagem Christiano, um militar, que é obrigado por seus amigos a ir em uma balada no Rio. Lá ele conhece Nina, uma moça intrigante que ele tinha visto de soslaio mais cedo enquanto dirigia num engarrafamento na cidade.

As coisas começam a ficar estranhas, pois o cara fica muito afetado por ela, muito rápido, o que o leva a fazer coisas que ele normalmente não faria, tipo perseguir a garota por ai. Mas ele acaba confundindo ela com uma prostituta e saindo muito mal na fita. Tentando fazer as pazes, ele vai atrás de Nina, no lugar onde a havia visto antes na rua. De alguma forma, apesar das trapalhadas desse sujeito, que, diga-se de passagem, são muitas, a Nina fica interessada nele, pois no fundo o cara está se esforçando para demonstrar que gosta dela. 

Nesses cinco capítulos, acompanhamos as idas e vindas iniciais do relacionamento dos dois, ou melhor, as mancadas do Christiano e as tentativas dele de consertá-las. Em meio a isso tudo, conhecemos mais sobre a personagem de Nina, mas há algo errado com ela. Ela esconde algo, do nada deixando de responder mensagens e não querendo encontrar o capitão. Ela vive chorando e sabemos que tem algum problema em relação a família e estamos prestes a descobrir alguma coisa quando BAAM, acaba o quinto capítulo. 

Eu fiquei muito ansiosa para saber o que vem a seguir, apesar de eu ter minhas suspeitas. A autora cria um suspense interessante em relação aos segredos de Nina, o que te prende a atenção. Além disso, a escrita dela de forma geral é envolvente, com uma descrição bacana e simples dos personagens, sem ser superficial, sendo que temos um retrato claro de quem são nossos protagonistas logo nas primeiras páginas. O recurso da narrativa em primeira pessoa tanto para Nina, quanto para Christiano, revezando a cada capítulo, ajuda na construção do enredo e da personalidade deles nesse sentido.

Eu particularmente não gosto do Christiano, do personagem em si, acho ele pouco atraente e meio machista, mas me parece que essa caracterização é o objetivo da autora, e, portanto, muito bem feita, e tenho a expectativa de que isso vá servir de substrato para alguma transformação do personagem ao longo da história.  

A diagramação também é simples, mas bonita, e não encontrei nenhum erro de redação ao longo do texto. Acho que o estilo tanto do acabamento gráfico quanto da narrativa confluem de forma harmoniosa para a construção da obra, produzindo um exemplar que vale a pena ser lido. Aqui no blog somos grandes apoiadores da literatura nacional, e acho que a empreitada da Marcia é uma leitura que deve estar na sua agenda!

Avaliação


Pátria Chamada Amor


Autora: Marcia Rubim
Número de Páginas: 627
Ano: 2017

6 comentários:

  1. Esse negócio de primeiras impressões é bem difícil kkk a gente lê um pouquinho do livro e fica curioso para terminar a leitura. Bom, eu não estou muito interessada em ler esse livro, mas quero ver a sua resenha depois e conhecer mais sobre a trama, talvez eu me interesse.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro interessante, mas acho que teria gostado mais de ler as impressões do livro inteiro, esse negócio de primeiras impressões nunca me chama tanta atenção.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Que bizarro ele seguir ela! E esse negócio dele confundir ela com uma prostituta me lembra o filme com o Zac Efron!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem?

    Eu já vi e babei por essa capa nas redes sociais. É muito amorzinho, né?

    A história parece ser bem legal! E fiquei curiosa pra descobrir os segredos.

    Eu tô mesmo é surpresa com a quantidade de páginas! Haja história!

    Vou ficar aguardando a sua resenha! ❤

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  5. O ruim destas prévias é quando gostamos tanto e ela acaba logo! Espero que você possa ler a obra completa logo.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  6. A Márcia é uma pessoa maravilhosa, infelizmente, ainda não li esse livro, aprece bacana para depois de uma leitura mais pesada, porém, vou aguardar a resenha completa.

    ResponderExcluir

Instagram